24 de set. de 2010

Conversa com a professora Janaina

Nesta manhã, a professora Janaina da Escola Estadual Priscila Chagas veio à nossa sala de aula para relatar o susto que ela e o marido passaram no dia 17/09 as 23:00 hs, com a chuva e os fortes ventos que destruiram muitas casas e construções como o Ginásio de Esportes do Bairro em que mora, Olímpico, um dos bairros mais atingidos na cidade.
As crianças ouviram-na com interesse e participação, a maioria delas fizeram perguntas:
*
Deborah: Como você ficou nessa hora? (Pergunta feita a partir do relato da professora Janaina, quando disse que teve que se esconder debaixo da pia da cozinha quando começou a ouvir um forte barulho que destelhou a casa dela.)
*
Maria Eduarda: Você foi ver as suas filhas na chácara para ver se tinha caido as telhas de lá? ( Pergunta feita pela aluna, porque a Profª Janaina havia comentando que suas duas filhas, Bárbara e Júlia, não estavam em casa no momento da ventania. As duas estavam dormindo na chácara da avó delas. A prof. Janaina disse que foi bom as filhas não estarem em casa porque para ela foi um momento de muito medo.)
*
Beatriz: E as árvores foram arrancadas com as raízes? ( A profª Janaina havia comentado que na casa da mãe dela também no mesmo bairro também havia sido destelhada, e um bosque que havia no quintal estava com as árvores todas no chão.)
*
Filipe: E se fosse um tornado o que você teria feito? ( Filipe questiona a profª Janaina sobre um tornado posi o mesmo demosntra conhecimento sobre o assunto e também após a professora ter dado algumas dicas aos alunos sobre como se protegerem de situações como esta.)
*
Ana Clara: Muitas árvores caíram pela cidade? ( Curiosidade da aluna, mas como disse a Janaina, forma dois bairros os mais atingidos, o bairro Centenário e o bairro Olímpico.)
*
Gustavo: Molhou o computador de sua casa? Caiu árvores da prefeitura? (Ele refere-se ao momento em que a professora comenta sobre a situação em que ficou a casa dela após a ventania, pois choveu e em consequência disso, os cômodos da casa que mais ficaram expostos foram os dois quartos da casa, molhando o que tinham lá dentro. Com relação a pergunta sobre as árvores da prefeitura, é devido termos visitado a prefeitura e ter se tornado um local conhecido.)
*
Maquesley: O telhado da sua casa caiu tudo? ( Quando a professora fala o que teve que arrumar em sua casa.)
*
Josiany: Na casa da  minha avó o vento saiu arrastando uam cadeira e eu quis buscar mas minha tia não deixou. Pode ? ( Comentário feito pela aluna Josiany, depois que a profª Janaina alerta as crianças para não se exporem em situações de perigo como a que aconteceu, com ventos de aproximandamente  80 km/hs.)
*
Ana Paula: como o seu avô ficou? (  A aluna indaga sobre o avô da Janaina que tem 88 anos de idade e qeu estava sozinho na casa da mãe dela que também teve a casa destelhada e o quintal destruído com a força do vento. Apesar da idade a professora disse que seu avô se manteve calmo o tempo todo.)
*
Ana Clara: Você e seu marido tiveram medo? ( Janaina disse ter passado muito medo e que seu marido também, além de estarem preocupados com as demais pessoas do bairro já que são morados antigos do mesmo e terem muitos amigos e conhecidos por lá.)
*
Zaine: O que é um furacão? ( Zaine demonstra interesse em saber o que de fato tinha acontecido na cidade.)
*
Jhaymes: O macaquinho voou longe? ( pergunta do aluno sobre o comentário da prof. Janaina sobre uma macaquinha que vivia no bosque da casa da mãe dela. Como as árvores foram arrancadas com a força do vento, uma macaquinha chamada de Mariana, foi levada pela ventania também, pois não a encontraram desde o ocorrido.)

As crianças ficaram muito comovidas com o fato vivido pela professora Janaina, não só por terem carinho por ela, mas principalmente porque conseguem se colocar no lugar do outro, demonstrando sentimentos de solidariedade e compaixão!!

Um comentário:

  1. Gostei muito da entrevista, está na íntegra!!!!!


    Profª Janaina

    ResponderExcluir